Fisioterapia Dermato Funcional

A Fisioterapia dermato-funcional é uma subespecialidade que visa o tratamento coadjuvante no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas.

Após uma cirurgia, os canais linfáticos (responsáveis pelo escoamento de linfa) são danificados e se repõe muito lentamente. A drenagem linfática manual é um método fisioterapêutico de massagem com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes que seguem o trajeto do sistema linfático.

Tem como objetivo a redução de edemas linfáticos, celulite e retenção hídrica. Além disso, pode reduzir a formação de seromas (coleções localizadas) e fibroses (nódulos).

A drenagem linfática nunca deve ser agressiva, dolorosa ou provocar hiperemia ou hematomas. As sessões devem ter duração entre 25 e 75 minutos e devem ser realizadas de 2-3 vezes por semana para que os resultados desejados sejam alcançados. Em média são realizadas 10 sessões.

Pode ser utilizado, em associação a essa terapia, o ultrassom. Esse equipamento provoca agitação das partículas líquidas, reorganizando as fibras de colágeno e com isso desfazendo possíveis nódulos / fibroses.

Uma técnica que se tem falado muito é a Tape. Essa técnica criada por Kenso Kase em 1976, utilizando uma fita de cóton, fina, elástica, porosa, adesiva, hipoalergênica sem principio ativo, que pode permanecer em contato com a pele por vários dias. Seus principais efeitos fisiológicos são analgesia, suporte muscular, além de drenagem linfática, reduzindo o edema pós-operatório, equimoses e fibroses já que auxilia também na absorção do sangue infiltrado nos tecidos.

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados