É um dispositivo que produz radiação eletromagnética monocromática que tem afinidade especifica para um determinado alvo. Os “alvos” podem ser um pigmento do próprio organismo como a melanina (presente nas manchas de sol), a tinta de uma de tatuagem ou até mesmo a água, como acontece com os lasers fracionados que estimulam a produção de colágeno por meio do aumento de temperatura.
As suas principais indicações são:
- Melanoses solares (manchas escuras em áreas expostas ao sol)
-
- Melasma
-
- Pigmentos de tatuagem
-
- Pêlos: embora os pelos escuros e grossos sejam os que melhor respondem ao tratamento, atualmente a grande variedade de tecnologias disponíveis permite o tratamento de todos os tipos de pelo (exceto os brancos) em todos os tipos de pele (inclusive negra).
-
- Lesões vasculares (telangiectasias / “vasinhos”)
-
- Rejuvenescimento
-
- Estrias
-
- Cabelos: o uso dos lasers de baixa energia e dos LEDs são eficazes para complementar o tratamento de alguns problemas capilares. Isso porque reduzem oleosidade e inflamação, combatem fungos e bactérias e estimulam o crescimento dos fios.
-
- Estética íntima e outros tratamentos genitais na mulher: atualmente, alguns tipos de lasers (fracionado de CO2, por exemplo) podem ser utilizados para o rejuvenescimento íntimo da genitália feminina, e para o tratamento de algumas alterações funcionais que aparecem na menopausa, como a incontinência urinária.
-