Queimadura

As queimaduras são lesões decorrentes de agentes (tais como a energia térmica, química ou elétrica) capazes de produzir calor ex- cessivo que danifica os tecidos corporais e acarreta a morte celular. Tais agravos podem ser classificados como queimaduras de primeiro grau, de segundo grau ou de terceiro grau de acordo com a profundidade do local atingido.

Entre as queimaduras mais comuns, tendo as crianças como vítimas, estão as decorrentes de escaldamentos (manipulação de líquidos quentes, como água fervente) e as que ocorrem em casos de violência doméstica. Por sua vez, entre os adultos do sexo masculino, as queimaduras mais frequentes ocorrem em situações de trabalho. Os idosos também compreendem um grupo de risco alto para queimaduras devido à sua menor capacidade de reação e às limitações físicas peculiares à sua idade avançada. Já para as mulheres adultas, os casos mais frequentes de queimaduras estão relacionados às várias situações domésticas.

Na fase aguda da queimadura o objetivo é promover a cicatrização da área queimada. Este processo depende da origem e profundidade da área atingida. O tratamento cirúrgico da fase aguda pode começar com uma simples remoção do tecido desvitalizado chegando aos retalhos e enxertias de pele.

As eventuais sequelas são tratadas se utilizando de um grande arsenal de recursos cirúrgicos dentro da cirurgia plástica. Considerando a diversidade e complexidade destas sequelas, sua localização e características, diversas técnicas e materiais são atualmente disponíveis.

Em ambas as fases muitas vezes são necessárias várias cirurgias para se obter um resultado satisfatório.

Pode ser necessário uso de expansor do tecido (balão inflável) sob a pele perto do local da cicatriz da queimadura. Ao longo do tempo, o balão é preenchido lentamente com solução estéril para expandir a área de pele saudável. Uma vez que a pele tenha sido suficientemente esticada, o expansor e a cicatriz são removidos e a pele esticada é movida para substituir o tecido cicatricial. Este processo pode envolver várias etapas ou procedimentos cirúrgicos, a fim de alcançar os resultados finais.

O paciente queimado, dada muitas vezes a complexidade das situações, tanto na fase aguda como no tratamento da sequela, necessita da equipe multidisciplinar. Entre as profissões que diretamente participam do atendimento nestes 2 momentos estão os fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, terapeuta ocupacionais, assistentes sociais e fonoaudiólogos. O conjunto de ações da equipe multidisciplinar reduz o tempo de tratamento, facilita a recuperação e na maioria das vezes contribui para a reinserção do paciente.

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados