O que é ginecomastia?
A ginecomastia é o nome que se dá para o desenvolvimento exacerbado da mama masculina.
Esta é a patologia de mama mais frequente nos homens, estando presente em cerca de 38% dos pacientes jovens. É caracterizada pelo aumento glandular que deixa os seios com aspecto femininos.
Existem várias causas para a ginecomastia, sendo as principais relacionadas a fatores hormonais, patológicos e idiopáticos (sem causas aparentes ou específicas que é a mais comum).
A ginecomastia é comum na adolescência?
Sim, é muito comum. Até 60% dos adolescentes podem desenvolver ginecomastia.
Ocorre nas duas mamas ou pode ocorrer em uma mama só?
Na grande maioria das vezes, a ginecomastia é bilateral, surgindo nas duas mamas. O desenvolvimento unilateral, de apenas uma das mamas, requer investigação pelo endocrinologista (trauma, infecção, tumor).
Pode ter causa genética/ familiar?
A influência genética no desenvolvimento da ginecomastia é incerto, mas aproximadamente metade dos adolescentes com ginecomastia têm uma história familiar positiva.
É mais frequente nos “gordinhos”?
Os “gordinhos” não têm maior frequência de ginecomastia. O que eles têm é maior frequência de lipomastia (aumento da deposição de gordura na região das mamas - pseudoginecomastia).
Como é feita a cirurgia de correção da ginecomastia?
A cirurgia plástica para corrigir a ginecomastia reduz o tamanho do tecido mamário e melhora o contorno do tórax através da ressecção do excedente glandular.
Nos casos em que há apenas o excesso de tecido adiposo (pseudoginecomastia), técnicas de lipoaspiração podem ser utilizadas sem necessidade de ressecção de tecido.
Onde ficam as cicatrizes?
Nos casos de ressecção de glândula mamaria, é feita uma incisão (corte) em formato de meia lua, na margem inferior da aréola.
Em casos graves de ginecomastia, o tecido mamário em excesso pode fazer com que as mamas fiquem flácidas e a aréola alargada (pele escura ao redor do mamilo). Nestes casos, a posição e o tamanho da aréola podem ser cirurgicamente melhorados e a pele em excesso retirada através de uma incisão periareloar 360o e uma incisão horizontal no tórax.
Nos casos de Lipoaspiração podem ser feitas incisões de cerca de 1 cm na região axilar, parte lateral do tórax e na parte ínfero medial do tórax.
Qual a anestesia usada na cirurgia?
Anestesia Local e sedação
Quanto tempo dura a cirurgia?
Em torno de 1-2 horas.
Qual o tempo de internação?
Em torno de 6-12 horas.
Quando os pontos são retirados?
Em torno de 7-10 dias se tiver (normalmente são internos).
São usados drenos após a cirurgia?
Normalmente sim. São drenos de borracha/silicone removidos cerca de 7-10 dias no pós-operatório.
Como é o pós operatório?
Após a cirurgia, um curativo cobrirá suas incisões e bandagem elástica ou malha podem ser usadas para diminuir o inchaço e dar sustentação à mama operada. Tal malha deverá ser usada por 30 dias.
Normalmente não é doloroso. O desconforto causado é aliviado por analgésicos simples.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por totabraz.com