Frontoplastia

O 1/3 superior da face é o mais essencial para avaliar a natureza feminina do rosto. É essencial entender, portanto, as diferenças dessa região entre os dois gêneros.

A testa masculina possui um grande ressalto supra-orbital e acima dessa área geralmente há uma fronte achatada e sobrancelhas mais retas e planas. Nas mulheres, no entanto, o ressalto supra orbital é consideravelmente menor, muitas vezes inexistente e a fronte apresenta uma curvatura mais suave e continua e as sobrancelhas são curvas e arqueadas.

O que é frontoplastia?

A frontoplastia de redução (redução da testa) é uma técnica cirúrgica pouco conhecida que consiste em remover uma certa porção do couro cabeludo para descer a linha de inserção do cabelo e assim reduzir o tamanho da testa.

É possível também modificar o contorno ósseo da testa, redução do ressalto supraorbital e elevação das sobrancelhas, além do remodelamento das extremidades orbitais para deixa-las mais arredondadas.

Como é o pós operatório?

A testa é uma das partes do rosto que causa menos dor durante a recuperação. O período pós-operativo não é doloroso, o paciente apresentará o desconforto local facilmente controlável com os analgésicos habituais. Pode haver ainda uma dormência ou anestesia temporárias.

Quando poderei retornar as atividades normais?

O paciente pode voltar a sua vida normal após 7-10 dias. É aconselhável esperar até a terceira semana antes de fazer qualquer esforço ou exercício físico.

Onde ficam as cicatrizes?

O procedimento pode ser realizado através de uma incisão (corte) coronal de orelha a orelha, com a região frontal reposicionada após a remoção do excesso de pele e do couro cabeludo.

Essa incisão pode ser pré pilosa (antes da linha de implantação do cabelo) ou dentro do couro cabeludo.

Qual a anestesia usada na cirurgia?

Na maioria dos casos, a anestesia de escolha é a anestesia geral

Quanto tempo dura a cirurgia?

Em torno de 5 horas.

Qual o tempo de internação?

Em torno de 24-48 horas.

Quando os pontos são retirados?

Em torno de 10 -14 dias.

São usados drenos após a cirurgia?

Um dreno hemovac pode ser colocado para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular por debaixo da pele e é retirado após 24-48 horas dependendo do volume.

Como faço o curativo?

No pós-operatório, é feito um curativo compressivo (capacete) para minimizar o inchaço e os hematomas que permanece por 48-72 horas.

Quais as possíveis intercorrências?

Podem ocorrer no pós-operatório a presença de seromas ou hematomas, má cicatrização e áreas de alopecia (perda de cabelo). É muito comum a presença de parestesia (alteração da sensibilidade) na região frontal; contudo, ela é temporária (87% apresentaram recuperação sensorial em 6 meses e 100%, em 1 ano).

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados