Otoplastia (Orelha em Abano)

O que é otoplastia?

As orelhas proeminentes (em abano) estão presentes em 2 a 5% da população mundial. E a cirurgia responsável pela sua correção é a otoplastia.

Muitos pacientes acreditam que a cirurgia é usada apenas para correção da orelha em abano. No entanto, pode ser utilizada também para correção de sequelas de trauma e outras más-formações congênitas (orelha constrita, microtia ou anotia).

Quando está indicada?

A otoplastia está recomendada para minimizar deformidades da orelha relacionadas ao tamanho, forma ou ângulo.

cirurgia está indicada para crianças a partir de 5 anos de idade, período em que a orelha está totalmente formada. Quanto mais jovem operar melhor para não haver traumas psicológicos resultantes de bullying.

Além disso, entre a infância e início da adolescência, a cartilagem é mais maleável, melhorando os resultados alcançados e reduzindo as chances de que a orelha volte a abrir no caso de tratamento da orelha em abano.

Existem contraindicações?

As contraindicações da cirurgia se limitam aos pacientes que não apresentam um estado de saúde adequado a uma intervenção cirúrgica, como em casos de anemia, diabetes, doenças cardiovasculares e outras enfermidades.

Doenças de pele não tratadas no local da cirurgia e doenças autoimunes podem ser fatores que contraindicam o procedimento

Onde se localiza a cicatriz da otoplastia?

Várias técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas para moldar as cartilagens da orelha e reduzir a sua projeção.

As incisões para otoplastia são geralmente feitas atrás da orelha ou em suas dobras naturais, ficando praticamente imperceptíveis.

Qual a anestesia usada na cirurgia?

Crianças: Anestesia Geral

Adultos: Anestesia Local com sedação

Quanto tempo dura a cirurgia?

Em torno de 1-2 horas.

Qual o tempo de internação?

Em torno de 6-12 horas, mas em crianças pode durar cerca de 24 horas.

Como é o pós-operatório?

É normal haver desconforto logo após a cirurgia, sendo o mesmo controlado com analgésico comum para dor.

O paciente poderá retornar às atividades laborais ou escolares após 7 dias e atividades físicas após 3-4 semanas.

Quando os pontos são retirados?

Os pontos são retirados com 10-14 dias.

Como faço o curativo após a otoplastia?

Após a cirurgia, o paciente sai com a proteção de toda a cabeça (“capacete”) que permanece por cerca de 48 horas. O mesmo é substituído por uma faixa de malha, permitindo limpeza diária com sabão neutro e álcool 70% na área da ferida operatória.

Essa faixa elástica deverá ser utilizada, continuamente, por 30 dias.

Há risco nessa cirurgia?

Complicações anestésicas são raríssimas. Intercorrências cirúrgicas como hematomas, alergias ou infecção também são raras, porém, são inerentes a qualquer procedimento cirúrgico.

Quando poderei ver os resultados?

Os resultados podem ser vistos já nos primeiros dias após o procedimento, sendo que o edema (inchaço) reduz cerca de 90% já nas 2 primeiras semanas. Os resultados definitivos são vistos com 30 dias.

Quando devidamente conduzido os cuidados pós-operatórios e a cirurgia, o resultado será definitivo. Vale lembrar que pode ocorrer uma leve assimetria.

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados