Mentoplastia (cirurgia do queixo)

O que é mentoplastia?

É um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o próprio osso por intermédio de fraturas que podem avançar, recuar ou alongar o mento. 

Esta cirurgia ajuda a proporcionar equilíbrio harmonioso de suas características faciais principalmente no perfil. 

Muitas vezes pode ser associada a cirurgia do nariz de modo a atingir proporções faciais equilibradas (perfiloplastia).

Quais são os tipos?

A mentoplastia pode ser de aumento ou de redução e se pode utilizar materiais aloplásticos (próteses), ou a mobilização do osso (avanço ou recuo da mandíbula/mento).

Como a cirurgia é realizada?

Através de uma incisão na parte interna na cavidade oral, na gengiva, é possível acessar o mento.

Tanto para avanços quanto recuos, se realiza uma fratura linear horizontal com uma angulação milimetricamente calculada.

Pode ser feita também uma incisão submentoniana (externa e abaixo do queixo) se optado pelo uso de implante de silicone.

Quais são os prós e contras da prótese de silicone?

A inclusão de prótese é tecnicamente mais simples, mais rápida e é reversível. No entanto, está sujeita a um número maior de complicações como infecção, extrusão (eliminação), migração (mobilização para o lado, para baixo ou para cima) e desgaste ósseo (reabsorção). Ocorrências como essas implicam novas cirurgias.

O que é a prótese porex ou medpore?

É a prótese usualmente utilizada para aumento ou projeção do queixo.

Tem como principais vantagens a osteocondutividade (crescimento ósseo através dos seus poros) e a biocompatibilidade (diminuição da capacidade de rejeição). Apresenta, portanto, um menor índice de reabsorção óssea em relação à prótese de silicone.

Como se trata de um material aloplástico (não biológico, e sim sintético), ele também está sujeito a complicações como extrusão, infecção e migração, embora em escala muito menor que o silicone.

O Pórex demanda fixação com parafusos e, por isso, requer treinamento e materiais específicos. Além disso, seu custo é mais alto que o do silicone.

Quais as vantagens da mentoplastia sem prótese?

Utiliza-se o próprio osso mentoniano (queixo) tanto para aumento quanto para recuo ou diminuição.

A possibilidade de rejeição é quase nula, assim como o risco de extrusão. A migração do segmento ósseo mobilizado é mais difícil devido à utilização de placas e parafusos de contenção

O procedimento é mais complexo e exige conhecimento correto da técnica para executar a angulação precisa no momento da fratura. É necessário fazer um estudo cefalométrico prévio com cálculo da quantidade de tecido ósseo a ser mobilizado.

Além desses fatores existem ainda o risco de infecção, hematoma, lesão do nervo mentoniano com perda momentânea da sensibilidade e recuperação mais lenta.

Qual anestesia é usada?

A mentoplastia deve ser realizada com anestesia geral. Isso ocorre em função da dificuldade de bloqueio anestésico local.

A mentoplastia com implante, contudo, pode ser feita com anestesia local e sedação.

Como é o pós-operatório dessa cirurgia?

Pode haver: dor leve, edema (inchaço), equimose (mancha roxa), pequena deiscência da sutura (abertura dos pontos), alterações temporárias na sensibilidade, entre outras.

Qual o periodo de internação?

Recomenda-se um tempo mínimo de observação até que a recuperação aconteça. Esse tempo varia de paciente para paciente, conforme a técnica utilizada, a resposta ao trauma cirúrgico e a ausência de dor. Em média, a alta acontece entre 6 e 24 horas após a cirurgia.

É necessário usar algum curativo especial?

Sim, por um período mínimo de 7 dias, durante 24 horas por dia, deve ser utilizada uma bandagem firme no queixo.

Quando os pontos são retirados?

Não há necessidade de retirada de pontos porque são utilizados fios absorvíveis e as suturas são intra-orais.

Quando poderei ver os resultados?

O resultado final ocorre entre 12 a 18 meses.

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados