O que é microtia?
Microtia é o desenvolvimento anômalo da orelha externa, condição que afeta cerca de 2 indivíduos a cada 10.000, e pode estar associada a hipoacusia (perda de audição) e outras anomalias congênitas.
Quando essa cirurgia pode ser realizada?
A reconstrução geralmente é postergada até que a criança atinja os 6 anos de idade, para que haja cartilagem costal autógena (do próprio individuo) suficiente e condições psicológicas ideais para a realização da cirurgia que é feita em varias etapas (2-3 cirurgias).
Como é realizada a cirurgia?
Pode ser realizada em 2 ou 3 etapas cirúrgicas, sendo necessário uso de cartilagem costal para moldar as estruturas da hélice e anti-hélice.
Um dreno pode ser inserido para drenar qualquer líquido que possa acumular e levar a infecção e perda de cartilagem.
Nos casos em que há necessidade de cirurgias otológicas, estas devem ser realizadas somente após a reconstrução do pavilhão auricular.
Existem contraindicações?
As contraindicações da cirurgia se limitam aos pacientes que não apresentam um estado de saúde adequado a uma intervenção cirúrgica, como em casos de anemia, diabetes, doenças cardiovasculares e outras enfermidades.
Doenças de pele não tratadas no local da cirurgia e doenças autoimunes podem ser fatores que contraindicam o procedimento
Onde se localiza a cicatriz da correção de microtia?
As incisões para otoplastia são geralmente feitas na região temporal, área correspondente a localização da orelha e tendem a ficar, ao final de todos as cirurgias, na região do sulco retroauricular.
Há ainda uma incisão na região torácica, ao nível do sulco inframamário, porção medial.
Qual a anestesia usada na cirurgia?
Anestesia Geral
Quanto tempo dura a cirurgia?
Em torno de 4 horas.
Qual o tempo de internação?
Em torno de 24-48 horas.
Como é o pós-operatório?
É normal haver desconforto logo após a cirurgia, sendo o mesmo controlado com analgésico comum para dor.
O paciente poderá retornar às atividades laborais ou escolares após 15-21 dias e atividades físicas após 3 meses.
Há risco nessa cirurgia?
Complicações anestésicas são raríssimas. Intercorrências cirúrgicas como hematomas, alergias ou infecção também são raras, porém, são inerentes a qualquer procedimento cirúrgico.
Se ocorrer hematoma/seroma na região da nova orelha, pode haver absorção da cartilagem costal e, consequentemente, alguma perda de contorno da mesma (perda de definição da hélice ou anti-hélice).
Quando os pontos são retirados?
Os pontos são retirados com 10-14 dias.