Gluteoplastia (imlante glúteo)

O que é gluteoplastia?

A região glútea, ou nádegas, é considerada elemento essencial na composição da beleza corporal e permanece até os dias de hoje como expressão maior de feminilidade.

A Gluteoplastia tem como objetivo apenas aumentar o volume na região glútea sem interferência na elevação das nádegas quando estas já estiverem caídas pela flacidez da pele e pelos músculos locais.

Tem por objetivo projetar e dar volume as nádegas pequenas ou hipotróficas bem como corrigir deformidades adquiridas (assimetrias, hipotrofias, sequela de acidentes) ou congênitas (agenesias ou distúrbios no desenvolvimento

Qual a idade mínima para essa cirurgia?

Não há idade mínima. Como correção de deformidades adquiridas ou congênitas, pode ser realizada a qualquer tempo. Normalmente é mais procurada na idade mais avançada quando existem alterações de flacidez cutânea e hipotrofia muscular.

Qual a indicação da gluteoplastia?

Geralmente, quando há alterações de volume e projeção decorrentes da hipotrofia muscular e/ou a pouca gordura na região superior do glúteo.

Como é realizada a cirurgia?

A gluteoplastia de aumento pode ser realizada com a utilização de tecidos autólogos, próprios do organismo (retalho dermogorduroso, retalho muscular) ou materiais artificiais (implantes, preenchimentos), combinados ou não.

Quais os tipos de implante glúteo?

Os implantes glúteos podem ser redondos ou ovais, preenchidos com silicone altamente coesivo.

Os implantes redondos devem ser usados apenas para pacientes com nádegas curtas e contraindicados em pacientes altos ou com nádegas longas, pois a projeção ficará concentrada nos polos superior e médio sem preenchimento adequado da parte inferior.

O implante oval (Quartzo) deve ser colocado na posição vertical próximo ao sacro, com a maior parte no topo, a fim de preencher o polo superior mais adequadamente.

A escolha do tamanho depende do tamanho da pelve e o aumento desejado. Os tamanhos variam de 200 a 500ml.

Além disso, se pode optar por implantes lisos ou texturizados.

Quais os planos de inserção do implante?

Existem quatro planos para a colocação dos implantes glúteos: subcutâneo, subfascial, intramuscular e submuscular. Nos países em que a gluteoplastia de aumento tem se tornado popular, como o Brasil, o plano de descolamento preferido tem sido o intramuscular. Os melhores resultados na gluteoplastia de aumento são alcançados quando os implantes são colocados no espaço intramuscular, porque eles podem ser cobertos com um retalho musculocutâneo que mantém a posição do implante e cria contornos suaves, harmoniosos, esteticamente agradáveis, sem irregularidades.

Qual a localização da cicatriz?

A cicatriz na gluteoplastia fica localizada no sulco interglúteo, ou seja, entre as nádegas, com tamanho aproximado de 6 cm – no caso de inclusão de prótese apenas –  e em forma de “asa de gaivota” – quando é feita a inclusão de prótese com lifting ou elevação.

Que procedimentos podem ser associados?

A lipoaspiração de dorso pode ser necessária para melhorar o contorno da cintura, mas não é uma regra.

É possível fazer lipoenxertia ao invés de inserir prótese?

Sabemos que a Lipoenxertia dos Glúteos, em virtude das preferências estéticas em nosso país, é realizada já há muitos anos ( Brazilian Butt Lif) e advoga a lipoinjeção nos planos subdérmico, subcutâneo e intramuscular a fim de diminuir as taxas de reabsorção dos enxertos.

Embora o procedimento seja realizado amplamente, devido ao enorme risco de embolia gordurosa e, consequentemente, morte, sociedades internacionais de cirurgias plástica proibiram sua realização. A Lipoenxertia Glútea para aumento volumétrico (intramuscular) está atualmente proscrita. A mesma deve ser realizada apenas no tecido subcutâneo para corrigir pequenas deformidades.

Qual a anestesia usada na cirurgia?

Anestesia locorregional (raquianestesia ou peridural) ou geral.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Em torno de 3-4 horas.

Qual o tempo de internação?

Em torno de 24-48 horas.

Quando os pontos são retirados?

Em torno de 10-14 dias.

São usados drenos após a cirurgia?

Normalmente não.

Há riscos essa cirurgia?

Dor leve a moderada, edema (inchaço), equimose (mancha roxa), pequena deiscência da sutura (abertura dos pontos), seroma (acúmulo de líquido ou tecido gorduroso liquefeito dentro da nádega), alterações temporárias na sensibilidade, entre outras

Em que casos é necessária a retirada do implante?

Quando há contratura capsular, infecções persistentes, migração de prótese ou prótese palpável ou visível, ruptura do implante (trauma glúteo muito violento).

Como é o pós operatório?

É necessário uso de cinta/ modelador por um período mínimo de 30 dias, 24 horas por dia. Depois, por mais 30 dias, no período da noite.

É possível sentar no pós-operatório?

Sim. Deve-se apenas evitar pressão nas nádegas (“sentar com as pernas”)

O pós-operatório é muito doloroso?

Um pouco já que o implante é inserido dentro da musculatura. Contudo, analgésicos comuns (ex. dipirona) e relaxantes musculares são suficientes para controle da dor.

Com quanto tempo é possivel ver o resultado?

Não se deve buscar um resultado final logo no princípio. Seis meses depois da cirurgia, espera-se que 90% do edema (inchaço) já tenha sido reabsorvido, algo que não acontece da mesma forma com a nádega direita e a nádega esquerda. O edema residual demora mais de um ano para ser completamente reabsorvido

O resultado final pode ser percebido entre 12 e 18 meses depois da cirurgia

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados