Abdominoplastia

O que é abdominoplastia?

A abdominoplastia é um procedimento em que se remove o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, se restaura os músculos enfraquecidos ou separados (diástase), criando um perfil abdominal mais suave e tonificado.

Quantos kilos vou emagrecer com a cirurgia?

A cirurgia de abdominoplastia não é um substituto à perda de peso ou a um programa adequado de exercício físico. Haverá sim uma redução do volume abdominal total, porém o excesso de gordura em regiões vizinhas do abdome permanecerá.

A cirurgia trata as estrias no abdome?

A abdominoplastia não corrige estrias, embora possam ser removidas ou melhoradas ligeiramente se estiverem localizadas em áreas de pele que serão removidas (abaixo do umbigo).

Onde ficam as cicatrizes?

O procedimento completo da cirurgia de abdominoplastia requer uma incisão horizontal orientada na área entre a linha do púbis e umbigo. Essa cicatriz é desenhada com o objetivo de ficar sob as roupas de banho.

A forma e o comprimento da incisão serão determinados pelo grau de excedente de pele. Através desta incisão, os músculos abdominais enfraquecidos são reparados e suturados, enquanto o excesso de gordura, de tecidos e de pele são removidos.

Uma segunda incisão, em torno do umbigo, pode ser necessária para remover o excesso de pele na parte superior do abdômen.

É verdade que será feito um umbigo novo?

Não. O seu próprio umbigo é utilizado. Existirá apenas uma cicatriz circundando o umbigo que estará localizado abaixo de um novo tecido de pele.

A abdominoplastia corrige aquele excesso de gordura na regiao do estômago?

Nem sempre a cirurgia corrige esse excesso. A abdominoplastia não diminui a espessura da gordura que ficara constituindo o novo abdome, por isso a perda de peso no pré-operatorio é essencial.

Poderei ter filhos após a cirurgia?

Sim. A cirurgia não impede uma futura gestação. Contudo, o resultado final poderá ser comprometido, principalmente, se houver grande ganho de peso.

Pode ser feita lipoaspiração?

Sim. É uma associação bem comum. Enquanto a abdominoplastia tem como objetivo corrigir a flacidez, excedente cutâneo e reposicionar a musculatura abdominal, a lipoaspiração promove a remoção da gordura localizada.

Qual a anestesia usada na cirurgia?

Anestesia locorregional (raquianestesia ou peridural) ou geral.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Em torno de 2-3 horas.

Qual o tempo de internação?

Em torno de 12-24 horas.

Quando os pontos são retirados?

Em torno de 10-14 dias.

São usados drenos após a cirurgia?

Normalmente sim. São drenos de borracha/silicone removidos cerca de 7-10 dias no pós-operatório.

Como é o pós operatório?

Não é um pós-operatório doloroso. O desconforto maior ocorre nos primeiros 3 dias. O paciente precisará manter uma flexão do quadril (“andar curvado”) nas primeiras 2 semanas. Está recomendado uso continuo de modelador / cinta por 30 dias e uso alternado por 3 meses.

Após a cirurgia, curativos ou bandagens podem ser aplicados sobre as incisões para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos do abdômen a medida que cicatrizam.

Há riscos nessa cirurgia?

Raramente a cirurgia de abdominoplastia reversa traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos.

O preparo do paciente no pré-operatório (emagrecimento, melhora do tônus muscular, etc.) e o controle de patologias pré existentes (hipertensão, diabetes, etc.) contribuem para diminuir este risco. 

Quais as intercorrencias comuns descritas nessa cirurgia?

Dor discreta a moderada, edema (inchaço), equimose (mancha roxa), seroma (acúmulo de líquido abaixo da pele), deiscência de pontos (pequena abertura da cicatriz), expulsão de fios cirúrgicos na linha da cicatriz (até 6 meses), alterações na sensibilidade da pele, entre outras. 

Quais as intercorrencias raras descritas nessa cirurgia?

Alterações cicatriciais (hipertrofia, quelóide, alargamento, mais escura, mais clara), necrose da pele (morte da pele) próxima a cicatriz, infecção localizada, hematoma (acúmulo de sangue), tromboembolismo pulmonar, infecção generalizada, morte.

A drenagem linfática é necessaria após a cirurgia?

Sim. Iniciamos em torno de 5 das no pós-operatório.

Com quanto tempo é possivel ver o resultado?

Os resultados finais podem ser inicialmente obscurecidos pelo inchaço e por sua incapacidade de ficar totalmente na postura vertical até que a cicatrização interna seja finalizada.

Nesse tipo de cirurgia de abdome nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de 12 a 18 meses de cirurgia.

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados